SINOPSE (História das Ideias Políticas)


 

Imagem

A dá a conhecer, e procura compreender, as grandes ideias dos grandes filósofos e governantes sobre a política: O que é? Para que serve? Quem beneficia? Como se relaciona com as divisões entre classes sociais? Na Europa e nos EUA, esta disciplina só existe há cerca de um século. Mas, em Portugal, o Doutor Diogo Freitas do Amaral foi o primeiro professor que, de forma completa e isenta, ensinou esta cadeira na universidade em Portugal, e reduziu a escrito as suas lições. Hoje, muitos docentes mais novos seguem o seu exemplo em várias faculdades.
A obra é uma autêntica caixa de surpresas: Sabia que Platão foi o primeiro comunista da história? E que Aristóteles analisou, há 25 séculos, a relação entre as classes sociais e os regimes políticos? Conhece as diferenças entre Platão e Aristóteles, entre Sto. Agostinho e S. Tomás de Aquino, entre Maquiavel e Erasmo? Se não, leia o 1.° Volume.
E, do século XVII para cá, conhece as semelhanças e diferenças entre Montesquieu e Rousseau, entre Marx e Lenine, entre social-democracia e democracia cristã? E sabe em que consistem as ideias anarquistas? Se não, leia o 2.° Volume (em estado adiantado de preparação).
Hoje é universalmente reconhecido por todos que a História das Ideias Políticas deve fazer parte da biblioteca essencial de qualquer indivíduo culto, de qualquer pessoa interessada no Saber, e de qualquer homem ou mulher consciente da sua Cidadania. 

PLANO DO VOLUME I 

INTRODUÇÃO
§ 1° A Política
§ 2° A História das Ideias Políticas 

CAPÍTULO I
A Antiguidade Clássica 
Péricles 
Xenofonte 
Platão 
Aristóteles 
Cícero 

CAPÍTULO II 
A Idade Média 
Santo Agostinho 
S. Tomás de Aquino 

CAPÍTULO III 
A Idade Moderna 
Maquiavel
Erasmo 
Thomas Morus 
Lutero 
Jaime I 
Francisco Suárez 
Jean Bodin 
Hobbes

Anúncios