História Politica de África


História Politica de África

Faculdade de ciências sociais da Universidade Agostinho Neto
Faculdade de ciências sociais da Universidade Agostinho Neto

“Outra exigência imperativa é de que a história (e a cultura) da África devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos… Mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana”. J. Ki-Zerbo,
História Geral da África, vol. I, p. LII.

Clica neste Link para Baixar o Livro:

http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001902/190256POR.pdf

SINOPSE:

  1. A África é aqui considerada como um todo. O objectivo é mostrar as relações históricas entre as diferentes partes do continente, muito amiúde subdividido, nas obras publicadas até o momento. Os laços históricos da África com os outros continentes recebem a atenção merecida e são analisados sob o ângulo dos intercâmbios mútuos e das influências multilaterais, de forma a fazer ressurgir, oportunamente, a contribuição da África para o desenvolvimento da humanidade.
  2. A História Geral da África consiste, antes de tudo, em uma história das ideias e das civilizações, das sociedades e das instituições. Ela fundamenta- se sobre uma grande diversidade de fontes, aqui compreendidas a tradição oral e a expressão artística.
  3. A História Geral da África é aqui essencialmente examinada de seu interior. Obra erudita, ela também é, em larga medida, o fiel reflexo da maneira através da qual os autores africanos vêem sua própria civilização. Embora elaborada em âmbito internacional e recorrendo a todos os dados científicos actuais, a História será igualmente um elemento capital para o reconhecimento do patrimônio cultural africano, evidenciando os factores que contribuem à unidade do continente. Essa vontade em examinar os fatos de seu interior constitui o ineditismo da obra e poderá, além de suas qualidades científicas, conferir-lhe um grande valor de
    actualidade. Ao evidenciar a verdadeira face da África, a História poderia, em uma época dominada por rivalidades económicas e técnicas, propor uma concepção particular dos valores humanos.